Jorge Gomes, ex SEAI deixa mensagem emotiva aos Bombeiros Portugueses

0

Jorge Gomes, ex Secretário de Estado da Administração, deixa em comunicado uma mensagem emotiva aos Bombeiros Portugueses.

O documento a que o portal bombeiros.pt teve acesso e que transcrevemos na integra, revela claramente a consideração que Jorge Gomes tem pelos bombeiros da nação. O ex Secretário de Estado chega mesmo a referir no comunicado que, os bombeiros portugueses foram para si “um dos pilares no exercício das minhas funções.”

 

COMUNICADO

Caras Bombeiras e Bombeiros, amigos. Permitam-me que assim me dirija a vós.
Amigos do povo, amigos do país e amigos da nação.

Tendo cessado as minhas funções de Secretário de Estado da Administração Interna, não posso deixar de me dirigir a quem se constituiu como um dos pilares no exercício das minhas funções.

Endereço-vos esta missiva para agradecer todo o vosso empenho e acima de tudo toda a consideração que senti de vossa parte em todos os momentos em que desempenhei as minhas funções, mas não só.

O vosso trabalho, dedicação e forma de estar são impares e um voto de confiança no futuro do bem-estar das populações que acodem dia após dia.

Tudo o que possa ser feito em prol dos verdadeiros Soldados da Paz é pouco, porque a dimensão da farda que envergam é imensa. Refiro-me aos verdadeiros Bombeiros, aqueles que heroicamente executam tarefas de combate a incêndios, resgates em grande ângulo, buscam pessoas desaparecidas e que não regateiam esforços.

O que fiz foi pouco mas estou certo que as bases lançadas vão permitir que o Governo continue a trabalhar na melhoria das condições daqueles que estão sempre prontos e sempre estiveram à altura de todas as missões que lhes foram confiadas, mesmo com seu prejuízo e das suas próprias famílias.

O vosso inestimável serviço na proteção de pessoas e bens, do ambiente e da solidariedade que vos é tão genuína, torna-vos os guardiões de alguns dos maiores valores que a Pátria tem.

No que aos incêndios florestais respeita, estou grato por tudo terem feito na batalha desigual contra o fogo. Mas tenho também que vos dizer que estou convicto de que a guerra vai ser ganha batalha após batalha contra tudo o que teima em prejudicar a paz social. Estou ciente de que quem abraça esta causa extremamente nobre tem tudo para alcançar a vitória, por isso nunca baixem os braços. É a vossa presença que traz a luz e o brilho da esperança às comunidades nas horas em que as trevas assombram.

O mundo está numa mudança contínua e cada vez mais célere, sendo vós os que sentem na pele as consequências do que todas as estatísticas ilustram. Mas estas estatísticas só por si não criam consequências e conto com os Bombeiros para que se alheem das turbulências que muitos teimam em fazer persistir, para que se foquem no problema e que continuem a adaptar-se como fizeram em mais de 620 anos de história.

Muito obrigado
Jorge Gomes




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.