Investigadores de Coimbra criam sistema inovador de previsão de cheias urbanas

0

CheiasInvestigadores da Universidade de Coimbra (UC) estão a desenvolver um sistema inovador de previsão de cheias urbanas, sem recurso a radares meteorológicos e adotando uma técnica “financeiramente vantajosa”.

Especialistas do Departamento de Engenharia Civil da UC estão a desenvolver “um sistema inovador de previsão de cheias urbanas que propõe a utilização de redes de udómetros” (sensores de precipitação), em substituição de radares meteorológicos, anunciou hoje aquela instituição.

“A previsão de ocorrência de cheias e inundações na malha urbana é um processo de extrema complexidade e os equipamentos disponíveis no mercado” — radares meteorológicos — “são caros”, sublinha a UC, numa nota hoje divulgada.

Fonte: Agência Lusa




Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.