Intervenção Psicossocial em Situações de Catástrofe, Crise e Emergência, para Agentes de Proteção Civil

2

O Serviço Regional de Protecção Civil, IP-RAM, no âmbito do Projeto PLESCAMAC 2 e com a colaboração da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre, leva a efeito na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes – em S. Martinho, no Funchal, o 2º Nível do Curso de Intervenção Psicossocial em  Situações de Catástrofe, Crise e Emergência, para Agentes de Proteção Civil.

Este Curso, com a carga horária de 30 horas, é orientado pelos Professores João Junceiro (Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria) e Miguel Arriaga (Psicólogo Clínico), que decorre nos dias 06,07,08 e 09 de Novembro de 2012, das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:30 horas, contempla um universo de 30 formandos, seleccionados de entre os participantes que frequentaram as duas Edições do 1 Nível realizadas no 1º. Semestre do presente ano.

No que respeita às competências a adquirir pelos formandos, pretende-se que, no final da formação, estejam sensibilizados para a necessidade de inclusão da Intervenção Psicossocial numa situação de Catástrofe, Crise e Emergência. Reconheçam os diferentes acontecimentos passíveis de causar trauma e os principais sinais e sintomas de stresse traumático, bem como as diferentes técnicas de estabilização emocional, utilizadas em situações de crise e emergência.

Fonte: SRPCMadeira

 

About author

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.