INEM tira dinheiro aos bombeiros para dar a outros – LBP contra

0

Arquivo Bombeiros.pt

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) lamenta que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) se tenha permitido deixar utilizar dinheiro que era destinado aos bombeiros, para a substituição de 75 ambulâncias de socorro.

Essa substituição estava programada com a própria LBP e, pelos vistos, não será cumprida.

O que está em causa é um programa de substituição progressiva de ambulâncias, muitas delas já obsoletas, operadas pelos bombeiros, protocolo calendarizado com a LBP, e, ao que constatamos pelas notícias vindas a público, sem solução à vista.

A LBP entende que o INEM deve uma explicação às associações e corpos de bombeiros, devendo assumir com caráter de urgência o compromisso da reposição das ambulâncias em falta.

A LBP lembra que os bombeiros asseguram cerca de 95 por cento do socorro coordenado pelo INEM mas que as contrapartidas que daí recebem só representam o máximo de 2 por cento das verbas geridas pelo Instituto.

Para a LBP é chegada a hora dos bombeiros serem tratados com respeito e à altura da missão que cumprem e não como parentes pobres do sistema.

Lisboa, 26 de Maio de 2021

O Presidente

Jaime Marta Soares

Comandante

About author

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt