INEM recorre ao SIRESP e outras redes para assegurar comunicações

0

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) informou esta terça-feira que o ataque informático à Vodafone não afetou as chamadas de emergência. O INEM ativou o plano de contingência e recorreu à rede SIRESP e a sistemas redundantes para manter as comunicações.

“Todas as chamadas de emergência transferidas pelas Centrais 112, geridas pela Polícia de Segurança Pública, para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM sempre estiveram asseguradas a 100%, não se verificando qualquer situação anómala”, afirmou o INEM.

A declaração surge após o diretor-executivo da Vodafone, Mário Vaz, ter admitido, numa conferência de imprensa esta manhã, que “houve uma afetação da atividade normal” de alguns serviços essenciais que dependem da rede da Vodafone Portugal, como o INEM e alguns bombeiros.

O INEM diz que não e explica que “face aos constrangimentos verificados ontem e hoje na rede Vodafone no acionamento de meios de emergência”, ativou de imediato “o seu plano de contingência, privilegiando o acionamento através da rede SIRESP e recorrendo aos sistemas redundantes de que dispõe em termos de telecomunicações móveis”.

Desta forma, acrescenta, “esteve sempre garantido o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica”.

O INEM apela a todos os cidadãos que liguem para o 112 apenas em caso de emergência. Em situações referentes a aconselhamento devem recorrer ao Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, através do 808 24 24 24, o que permitirá que aos CODU do INEM cheguem apenas chamadas de verdadeiras emergências médicas.

Fonte: Jornal de Noticias

About author

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Chefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt