Incêndios: vinda de peritos estrangeiros provoca tensão na Proteção Civil

0

A tensão surge depois de a nova Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) ter obrigado a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) a recorrer a ajuda externa.

A chegada a Portugal de três peritos da União Europeia (UE) para apoiar as autoridades nacionais no combate aos incêndios está a causar desconforto na Proteção Civil. A tensão surge depois de a nova Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) ter obrigado a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) a recorrer a ajuda externa, avança o jornal “Diário de Notícias”.

Fontes da Proteção Civil consideram que “um pedido de ajuda internacional já nesta altura é um atestado de incompetência aos quadros nacionais” e não escondem o desconforto com a alegada “prepotência” da AGIF. O presidente da AGIF sublinha, no entanto, que esta “é a forma mais rápida de injetar conhecimento no sistema”. Os três peritos espanhóis chegaram a 30 de abril e devem permanecer durante três semanas.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, indica que o objetivo desta missão é “apoiar a identificação das medidas preparatórias e preventivas que podem complementar as medidas que estão a ser tomadas, identificar áreas críticas de intervenção, melhorar e consolidar procedimentos, bem como possivelmente redefinir o sistema nestes setores críticos”.

Fonte: http://www.jornaleconomico.sapo.pt




Sobre quem enviou a noticia

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 18 anos à área de consultadoria em seguros. Em 2013 foi fundador da empresa LICATEL - Soluções em Telecomunicações onde é sócio/gerente. Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, ultimamente passou pela Direcção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem. Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro. Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.