INCÊNDIOS – SEIS BLACK HAWK PARA A FORÇA AÉREA PORTUGUESA

0

A Força Aérea Portuguesa deu conta em comunicado na tarde de hoje, 30 de Agosto de 2022, da aquisição de “seis helicópteros bombardeiros médios, Sikorsky UH-60 Black Hawk, através do concurso público autorizado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2021, de 4 de março, com o intuito de integrar os meios próprios do Estado no combate aos incêndios rurais.”

O mesmo comunicado informa ainda que o contrato para aquisição dos novos meios foi assinado, no passado dia 12 de agosto, com a empresa adjudicatária Arista Aviation Services, LLC, que inclui “o fornecimento de material e ferramentas, apoio técnico de manutenção até 2026 e formação para seis pilotos e 21 mecânicos.

Esta aquisição é financiada em cerca de 81% por fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e faz parte do plano de equipamento da Força Aérea Portuguesa com meios aéreos próprios para o combate a incêndios rurais anunciado em Março de 2021.

O helicóptero UH-60 Black Hawk permite o transporte de uma equipa de 12 bombeiros e respetivo equipamento, com uma autonomia, com largada de água, de cerca de 150 minutos. Possui a capacidade de transportar até 2950 litros de água por largada.

Não foi contudo divulgada a versão do UH-60 a ser fornecida ao abrigo do contrato. A entrega dos dois primeiros helicópteros está prevista para o 1.º trimestre de 2023.

Fonte: passarodeferro.com

About author

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 22 anos à área de consultadoria em seguros. Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, teve passagem pela Direção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem. Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro. Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.