Incêndio no norte da Califórnia faz mais sete mortos

MONROVIA, CA – SEPTEMBER 10: The Bobcat Fire burns downed trees in the Angeles National Forest on September 10, 2020 north of Monrovia, California. California wildfires that have already incinerated a record 2.3 million acres this year and are expected to continue till December. The Bobcat Fire has grown to about 24,00 acres, and is 6% contained. David McNew/Getty Images/AFP
== FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==

Um incêndio que lavra há semanas no norte da Califórnia tornou-se no mais mortífero deste ano naquele estado norte-americano, depois de as autoridades anunciarem mais sete mortes, elevando para dez o total na região. Em Oregon já morreram três pessoas, incluindo uma criança de 12 anos, e no estado de Washington, morreu um bebé de um ano.

O gabinete do xerife de Butte encontrou mais sete corpos na quinta-feira, um dia depois de os fogos terem feito três vítimas mortais naquele condado californiano.

As autoridades receiam que o número de mortos venha a aumentar, numa altura em que há pelo menos 16 pessoas desaparecidas e em que as equipas de socorros lutam para conseguir chegar às áreas devastadas pelo fogo.

Perto de 4 mil casas e edifícios já arderam em todo o estado, num incêndio que está ativo há semanas.

Os bombeiros tentam agora impedir o avanço das chamas em direção à cidade de Paraíso, onde há dois anos o incêndio mais mortífero na história daquele estado fez 85 mortos e destruiu 19 mil casas e edifícios.

Na Califórnia, mais de duas dezenas de incêndios lavram com intensidade e o fogo já consumiu este ano mais de 10 mil quilómetros quadrados, um recorde desde que há registo, a partir de 1887.

Os incêndios continuam a devastar a costa oeste dos Estados Unidos, forçando milhares a fugir e destruindo centenas de habitações.

Além dos dez mortos no condado californiano de Butte, outras três pessoas morreram na quarta-feira no estado do Oregon, incluindo uma criança de 12 anos. No estado de Washington, um bebé de um ano morreu na quarta-feira.

O Oregon está a enfrentar incêndios “sem precedentes” na sua história, segundo a governadora, Kate Brown, que previa, na quarta-feira, “numerosas perdas, em termos de edifícios e vidas humanas”.

No estado de Washington, mais de 200 mil hectares foram queimados, segundo o governador, Jay Inslee, que denunciou na quarta-feira as consequências catastróficas das alterações climáticas.

Vários estudos nos últimos anos têm ligado os cada vez maiores incêndios florestais nos EUA com o aquecimento global provocado pela queima de carvão, petróleo e gás.

Fonte: Jornal de Noticias

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Chefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt