Incêndio na Covilhã aproxima-se de aldeia. Mais de 500 operacionais combatem chamas no terreno

0

Chamas estão a consumir uma das encostas da Serra da Estrela. Populares temem repetição da tragédia de 2001

Um incêndio está a deflagrar esta quarta-feira na localidade das Minas da Panasqueira, na Covilhã e aproxima-se da aldeia de Sobral de São Miguel.

510 operacionais combatem neste momento as chamas, apoiados por 158 meios terrestres e três máquinas de rasto. Durante a tarde os bombeiros contaram ainda com a ajuda de 14 meios aéreos que foram entretanto desmobilizados devido ao cair da noite.

As chamas já estiveram mais perto da aldeia, mas fogo continua relativamente próximo do local. Os declives e o vento inconstante têm dificultado o trabalho dos operacionais. Nas últimas horas os moradores têm preparado mangueiras e baldes para impedir que chamas alcancem as habitações.

Pelas 00h30 desta quinta-feira eram já vários os focos de incêndios no local. As chamas encontram-se já no outro lado da encosta da Serra do Açor. Há uma outra frente que lavra numa das encostas da Serra da Estrela, e encontra-se no caminho do parque natural com o mesmo nome.

A Estrada Municipal 511 que liga Sobral de são Miguel e Pedras Lavradas está cortada, sendo utilizada apenas pelos operacionais.

O fogo expandiu-se rapidamente para norte e sul e está a preocupar os populares que temem uma repetição da tragédia vivida em fogos semelhantes em 2001.

O alerta foi dado pelas 14h40.

Fonte: Correio da Manha

About author

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt