Incêndio de Mação consumiu já metade do concelho

0

É a situação mais dramática no momento, durante a tarde desta quarta-feira, a aldeia de São José das Matas está com todos os acessos cortados, numa operação a cargo da Guarda Nacional Republicana.

A própria A23, que está na envolvência, também é ameaçada pelas imensas colunas de fogo. Entretanto, cerca de metade do concelho de Mação já foi consumida pelo incêndio que está activo desde o último Domingo.

São perto de 15 mil hectares, de entre os quais há a contabilizar oito habitações (cinco em Envendos, duas no Carvoeiro e uma em São José das Matas). Num total aproximado de 130 aldeias, vinte foram evacuadas no sentido de evitar perigo à vida dos respectivos habitantes.

É importante referir que as freguesias de Carvoeiro, Cardigos e Envendos continuam sem comunicações, o que está a levar população e familiares ao desespero por falta de possibilidade de contactarem.

Segundo página da ANPC às 16h55 encontram-se no distrito de Castelo Branco 1781 operacionais apoiados por 569 meios terrestres e 17 meios aéreos.




Sobre quem enviou a noticia

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.