Incêndio lavra com intensidade em Aljezur. Pessoas retiradas de casas no caminho de fogo

0

Há três frentes ativas e duas têm “muita intensidade”. De acordo com o segundo comandante distrital da Proteção Civil de Faro, já houve pessoas e animais retiradas para locais seguros, “por precaução”. Vento está a dificultar o combate às chamas.

Um incêndio que deflagrou ao início da tarde desta sexta-feira numa zona de mato em Monte Clérigo, concelho de Aljezur (Algarve), está a lavrar com intensidade, “perto de alguns pontos sensíveis”, nomeadamente edificações dispersas, disse fonte da Proteção Civil.

À Renascença, o segundo comandante distrital da Proteção Civil de Faro, Abel Gomes, revelou que há três frentes: uma delas está a ceder ao combate, outra arde “com muita intensidade” e numa terceira não há “capacidade de combate” – os operacionais não se conseguem sequer “aproximar”.

Segundo o site da Proteção Civil, às 18h15 estavam mobilizados, no combate ao incêndio, 211 operacionais, apoiados por 61 veículos e oito meios aéreos.

Foram já deslocadas pessoas de habitações isoladas e ainda alguns animais, “por uma questão de precaução”, adianta a mesma fonte. “Não quer dizer que as casas estejam em risco”, precisa.

À Lusa, Abel Gomes já tinha avançado que o alerta para o fogo foi recebido pelas 15h27, tendo sido destacados para o local vários meios para um “combate inicial musculado”. A zona é de “eucaliptal, pinhal e mato”.

Segundo o mesmo responsável, o vento que se faz sentir na zona está a dificultar o combate às chamas.

In RR

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.