Incêndio em Vinhais reacendeu e mobiliza quatro meios aéreos

Voltou a reacender, este domingo à tarde, o incêndio de Vilar de Lomba, em Vinhais, que se encontrava em fase de rescaldo desde sábado à noite, depois de ter lavrado durante várias horas.

No terreno estão 176 operacionais, 61 veículos, quatro meios aéreos e quatro máquinas de rasto a lutar para debelar este incêndio florestal que atinge zonas de pinhal e mato em Vilar de Lomba e S. Jomil, estando a progredir para a freguesia de Edral.

O comandante operacional da Proteção Civil Distrital, João Afonso, explicou ao “Jornal de Notícias” que o fogo está ativo na mesma zona onde lavrou na tarde de sábado e que se trata de uma reativação. “Permaneceram muitos meios no terreno durante a noite mas o fogo reacendeu. Está muito calor e vento, o que ajuda a que o fogo progrida”, explicou João Afonso.

Não há aldeias em risco e as frentes do incêndio estão afastadas das populações, adiantou o presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes, que tem estado no terreno desde a tarde de sábado. “Estou preocupado com o incêndio, mas não há aldeias em risco o que é positivo. De manhã o fogo estava resolvido, só que agora reacendeu. Há aqui uma área de pinhal que nos preocupa mais”, observou o autarca.

Fonte: Jornal de Noticias

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Chefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt