Incêndio destruiu fábrica de móveis e dois camiões

0

lousadaUm incêndio destruiu, na madrugada de segunda-feira, grande parte das instalações de uma empresa de móveis situada em Figueiras, Lousada. O fogo, que começou pelas 23.30 horas, queimou também dois camiões da Lino Barros & Ferreira, Lda. e provocou um ferido ligeiro.

No combate às chamas, que se estendeu pela madrugada, estiveram envolvidos 51 bombeiros, de sete corporações. Na Lino Barros & Ferreira, Lda. trabalham cerca de 50 pessoas.

Sónia Moreira estava a ver televisão quando decidiu ir à cozinha buscar um copo de água. Nesse momento, percebeu que algo se passava na fábrica de móveis construída ao lado da sua casa. “Vi muito fumo e disse aos meus filhos para saírem para a rua. As chamas já estavam muito fortes”, recordou.

A filha Telma Leão também conta que, nos instantes seguintes, ouviram-se “muitas explosões” e viu-se “a chapa do teto da fábrica a baixar”.

“Foi um grande susto”, garante a jovem que, devido à inalação do fumo que se fazia sentir, teve de ser assistida pelos bombeiros. Foi o único ferido resultante do incêndio.

Aos jornalistas, o comandante dos Bombeiros de Lousada, Albano Teixeira, explicou que, à chegada dos primeiros voluntários, “o incêndio estava já com grande intensidade”.

“A parte das instalações dedicada à produção de móveis estava tomada pelas chamas. Nesse local, a estrutura de ferro colapsou devido ao calor e dois camiões da empresa foram afetados pelas chamas”, acrescentou Albano Teixeira, que comandou as operações que envolveram as corporações de Lousada, Freamunde, Paços de Ferreira, Penafiel, Paredes, Lordelo e Rebordosa.

Albano Teixeira disse ainda que o fogo destruiu, igualmente, a área dos escritórios e da exposição de móveis. “Só a parte onde está armazenada a matéria-prima ficou intacta”, explicou.

O comandante dos Bombeiros de Lousada não quis avançar eventuais causas para o fogo que durou várias horas e cujo rescaldo se adivinhava muito difícil. Afirmou, porém, que os bombeiros tiveram muitas dificuldades para passar de uns setores da fábrica para outros. “A fábrica foi sendo ampliada conforme as necessidades e não tinha corredores de segurança”, frisou.

A Lino Barros & Ferreira, Lda. está localizada em Figueiras, Lousada, há mais de duas décadas e grande parte da sua produção destina-se aos mercados internacionais.

Fonte: Jornal de Noticias




Sobre quem enviou a noticia

Paulo Reis

Paulo Reis

É Natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 18 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde atualmente, apresenta o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe É na atualidade responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem da corporação e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com.