Incêndio de São Marcos da Serra já está «em resolução»

0

imagem ilustrativa

Uma dezena de meios aéreos já está no local, desde o início da manhã

O incêndio que ontem à tarde começou na zona de Boião, freguesia de São Marcos da Serra (Silves) já está, esta manhã, dado como «em resolução», mantendo-se no terreno 225 operacionais, apoiados por 10 meios aéreos, 67 viaturas e várias máquinas de rastos.

O fogo tinha sido dado como dominado ainda ontem, pelas 22h20.

Desde que o sol nasceu, os trabalhos de rescaldo, para evitar reacendimentos, foram reforçados pelos meios aéreos, nomeadamente três helicópteros (dois ligeiros e um pesado), bem como sete aviões (quatro médios, dois pesados e um de observação e coordenação).

Ontem, ao fim do dia, o fogo continuava com duas frentes ativas, mas os operacionais esperavam que o aumento da humidade e a diminuição da intensidade do vento, que estavam previstos para a noite, ajudassem no combate às chamas. E foi o que aconteceu.

Ontem à tarde, o avanço das chamas tinha levado ao confinamento da população do sítio de Águas Velhas, mas apenas como «precaução». Segundo fonte do CDOS, também os moradores de Corte Mourão foram retirados da localidade, igualmente «por precaução», não tendo havido danos nas suas casas.

Houve ainda um bombeiro que ficou ligeiramente ferido, com queimaduras de primeiro grau nos membros inferiores. O operacional foi assistido no hospital e teve alta.

O fogo começou perto das 14h56, junto à localidade de Monte Ruivo, tendo consumido mato, sobreiros e eucaliptos.

Entretanto, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) decretou ontem à noite a passagem de 10 distritos, maioritariamente no interior, ao estado de alerta especial laranja nas próximas 72 horas, devido a risco de incêndio rural muito elevado ou máximo.

Os distritos abrangidos são: Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Viseu.

Fonte: Sul Informação – Elisabete Rodrigues

 

About author

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt