Imagens que revelam a agressividade do incêndio da Serra da Estrela

0

As imagens que aqui depositamos revelam na opinião da redacção do portal Bombeiros.pt, a enorme agressividade do incêndio da Serra da Estrela, e que, julgamos, que terá sido transversal a toda a zona centro do país, onde durante os dias 15 e 16 do mês de Outubro deflagraram violentos incêndios.

O incêndio que terá começado na aldeia do Sabugueiro, concelho de Seia, devastou juntamente com outro a quem se uniu mais tarde na freguesia de Folgosinho, no concelho de Gouveia, mais de 17 mil hectares de terra em apenas dois dias, tirou a vida a pelo menos duas pessoas (mortes confirmadas até ao momento), engoliu uma serie de habitações, carros, terrenos agrícolas e calcula-se que terá morto centenas de espécies de animais e um valor incalculável de espécies vegetais.

A equipa de reportagem do portal bombeiros.pt esteve no local e não conseguiu ficar indiferente, ajudou dentro das suas possibilidades os populares que num total desespero tentavam salvaguardar os seus bens. Aqui, sentimos uma vez mais, que todos somos poucos para fazer face a este flagelo dos incêndios florestais, que todos os anos assombram Portugal.

Imagens de: Manuel Ferreira / Pedro Fonseca / Sérgio Cipriano

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda.
Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe.
É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.