Hospitais: alerta com frio polar

0

frio-460fa7Unidades reforçam meios técnicos e humanos para acautelar afluência de utentes.

As temperaturas mínimas vão baixar até quatro graus centígrados durante os próximos dias, facto que já levou as unidades hospitalares a reforçarem os meios técnicos e humanos disponíveis, de forma a acautelar um atendimento de qualidade em caso de maior afluência de utentes às urgências.

O Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) foi um dos que “adotou algumas medidas internas que preveem o reforço de médicos (de 26 para 38) nas urgências”. Segundo fonte hospitalar, “todos os espaços clínicos (enfermarias, centro de exames, urgência) dispõem de sistema de aquecimento central passível de colocar o ambiente a uma temperatura estável e adequada”.

No topo das preocupações está a população mais envelhecida, com um historial clínico que exige maior atenção. “Estamos em crer que no atual quadro, as manifestações sérias de gripe apenas se manifestem em princípios de janeiro. Todavia, a par dessas constipações temos de considerar que o hospital serve uma população envelhecida, sujeita a patologias respiratórias graves. Esse é o nosso dia a dia que evidentemente pode ser agravado no período de maior incidência do fenómeno da gripe”, acrescenta fonte do hospital Amadora-Sintra.

No Centro do País, “a capacidade de acesso poderá ser aumentada se for necessário” nos Hospitais da Universidade de Coimbra, estando em cima da mesa a possibilidade de reforçar os equipamentos de aquecimento “se se verificar necessário”.

O CM contactou os hospitais de Évora, Faro, os Centros Hospitalares Lisboa Norte e Central, mas não obteve resposta.

Fonte:CM

 




Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.