As aeronaves vieram da Moldávia e foram requisitadas à empresa Pecotox Air, entidade que durante dez anos não teve sequer autorização para exercer no próprio país onde está sediada, revela o “Jornal de Notícias” esta quinta-feira
Ao contrário do que foi noticiado nas últimas semanas, as aeronaves não pertencem à Heliportugal; estas vieram, sim, a pedido da empresa portuguesa, para integrar o dispositivo de combate a fogos.
Segundo o matutino, os três Kamov só estão a operar porque tiveram uma autorização especial e a título temporário da Agência Nacional da Aviação Civil.
As aeronaves vieram da Moldávia e foram requisitadas à empresa Pecotox Air, entidade que durante dez anos não teve sequer autorização para exercer no próprio país onde está sediada. Entre 2007 e 2016, a Pecotox esteve proibida de operar na Moldávia, após dois acidentes com aviões Antonov.
Ula Loew, porta-voz europeia da Agência para a Segurança de Aviação, em declarações ao matutino, confirma que a Pecotox “não possuir atualmente uma autorização de TCO [operadores de países terceiros]” para poder operar no espaço aéreo europeu.