Grupo de trabalho vai analisar e decidir uma proposta de Revisão do Acordo das Bases Gerais

0

Imagem ilustrativa

A Liga dos bombeiros Portugueses deu hoje a conhecer os pormenores discutidos na reunião conjunta, realizada no dia 24 de Janeiro, com os Senhores Secretários de Estado da Administração Interna, Presidente do INEM, Presidente da ANPC e o Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), a propósito dos assuntos que giram em torno de algumas polémicas entre o INEM e os Bombeiros Portugueses.

Em comunicado a LBP refere que “ficou decidido criar um grupo de trabalho para analisar e decidir sobre uma proposta de Revisão do Acordo de Bases Gerais, aprovado pela ANPC/INEM/LBP e homologado em 2007, pelos Secretários de Estado da Saúde e da Administração Interna e revisto em Dezembro de 2012.”

Naquela reunião, pode ler-se em comunicado, ficou ainda acordado que o INEM irá elaborar uma proposta para discussão no referido grupo de trabalho visando criar as condições para a reformulação das certificações das viaturas ambulância, por parte do INEM.

A LBP não abdica de continuar a pugnar para que essas mesmas certificações/inspecções de veículos certificados para o efeito e sob monitorização do INEM, sejam mais rápidas e menos dispendiosas derivado à deslocação das viaturas.

Ficou igualmente garantida a continuidade das reuniões técnicas, entre a ANPC/INEM/LBP para alteração da Lei n.º 38/92, Portaria n.º 260/2014 e da carga das ambulâncias.

Relativamente às questões da formação, está a ser preparada documentação sobre os técnicos de ambulância de emergência, no sentido de equiparar os TAS dos Bombeiros aos TEPH do INEM.

Por último, foi abordado o incumprimento do protocolo “um Município, uma PEM”, bem como da urgência desta concretização, de forma a permitir avançar para a cobertura de outras zonas do País.

Bombeiros.pt/LBP

 

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.