Grupo de Resgate dos Bombeiros da Póvoa de Lanhoso na Serra da Estrela

O Grupo de Resgate dos Bombeiros da Póvoa de Lanhoso efectuou vários treinos nos dias 4 e 5 de Dezembro na Serra da Estrela.

No fim-de-semana de 4 e 5 de Dezembro, este Grupo fez-se deslocar à Serra da Estrela, visto a Serra neste momento apresentar condições perfeitas para o desenvolvimento de treino na área de Busca e Salvamento em zona com condições meteorológicas adversas, podendo assim a equipa desenvolver a sua preparação e forma exigente, alcançando assim uma preparação muito perto da perfeição. A importância do treino é infinita, este leva á perfeição e quando se refere à intervenção em situações de excepção essa expressão toma ainda mais força, pois um bom treino leva ao desenvolvimento de um trabalho perfeito e a um resultado para as vítimas e para a equipa positivo, minimizando assim os resultados Adversos de potenciais catástrofes.

O Grupo de Resgate dos Bombeiros da Póvoa de Lanhoso é constituído por 16 operacionais, sendo que 14 estão dotados para desenvolver Salvamento em Locais Remotos/Catástrofes, 12 deles estão qualificados para realizar Salvamento Técnico por Cordas, 10 são Técnicos de Ambulâncias de Socorro, contam também com 1 Enfermeiro na equipa, 8 operacionais funcionários dos Bombeiros Voluntários e 4 deles da Equipa de Intervenção Permanente. Logo é uma equipa polivalente e dotada para os mais variados cenários, tendo uma capacidade de resposta a um nível excepcional.

O Grupo tem vindo a desenvolver treinos em zonas remotas e com condições meteorológicas adversas, de forma a dar uma resposta multidisciplinar, enfrentando cenários de Busca e Salvamento nas diversas valências, também com o objectivo de exigir das equipas uma elevada técnica e uma adequada capacidade física/emocional.

Fonte: Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso / Bombeiros.pt

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 22 anos à área de consultadoria em seguros. Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, teve passagem pela Direção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem. Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro. Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.