Governo da Madeira isenta bombeiros de IRS devido a trabalho voluntário

0

O presidente da Federação de Bombeiros da Madeira disse que a medida entra em vigor este ano e abrange cerca de 500 operacionais.

O Governo Regional vai isentar os bombeiros de IRS do pagamento de 10% sobre o IRS relativo à compensações da prestação de serviço voluntário.“O presidente do Governo comprometeu-se a isentar os bombeiros voluntários dessa tributação, o que nos resolve um problema importantíssimo”, disse o presidente da Federação de Bombeiros da Madeira, Martinho Freitas, após uma audiência com Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional.

O responsável da Federação de Bombeiros da Região Autónoma da Madeira realçou que a medida entra em vigor já este ano e abrange cerca de 500 operacionais.

Martinho Freitas explicou que o pagamento de 10% de IRS sobre as ajudas compensatórias pelo serviço voluntário foi retomado ao nível nacional em 2011, na sequência da crise económica e financeira, e agravado a partir de 2016.

A Federação de Bombeiros da Madeira, que representa a totalidade das corporações da região – sete voluntários e três municipais -, informou, por outro lado, que o executivo concordou em avançar com a revisão do modelo de financiamento, prometendo atuar junto da Vice-Presidência e da Secretaria da Saúde (que tutelam as finanças e a proteção civil) e da Associação de Municípios da Madeira.

“O modelo de financiamento foi posto em prática em 2008, mas atualmente está desatualizado”, realçou Martinho Freitas, lembrando que anualmente o governo atribui cerca de 1,9 milhões de euros distribuídos pelas sete corporações de bombeiros voluntários.

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt

Foto: agoramadeira.pt




Sobre quem enviou a noticia

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 18 anos à área de consultadoria em seguros. Em 2013 foi fundador da empresa LICATEL - Soluções em Telecomunicações onde é sócio/gerente. Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, ultimamente passou pela Direcção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem. Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro. Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.