Governo assegura sete milhões para equipamento de bombeiros

0

bombeiros cógulaJoão Pinho de Almeida disse na Assembleia da República, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, que o concurso será lançado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Na presença do ministro de Administração Interna, Miguel Macedo, o secretário de Estado salientou ainda alterações na formação de bombeiros, aumentando o número de ações dos corpos de bombeiros e descentralizando-as.

O membro do Governo frisou que também os conteúdos das formações foram revistos, notando que “mais bombeiros serão formados ao nível do comportamento do fogo”, assim como os chefes de equipa, para que “haja uma maior articulação com os comandos”.

João Pinho de Almeida aludiu a um programa de formações externas, que inclui ações para comando em França (equipas de bombeiros francesas estarão igualmente em Portugal) e de elementos dos meios aéreos.

Em 2013, os incêndios florestais em Portugal causaram nove mortos, oito bombeiros e um autarca.

O número de bombeiros mortos no ano passado em combate – mais quatro do que em 2012 – ultrapassou a média anual de três mortes, verificadas desde 1980.

Um inquérito pedido pelo Governo apontava falha humana nas mortes e indicava que os bombeiros negligenciaram a forma de actuação, ao violarem regras de segurança, em sete dos oito casos mortais.

Dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas referem que os fogos consumiram 145.385 hectares, mais 31,8 por cento do que em 2012.

(Fonte: Lusa)




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).