GIPS treinam busca e resgate na Serra da Estrela em condições extremas (com imagens)

0

(Foto: Facebook da GNR)

Num período temporal em que se têm registado os maiores nevões na Serra da Estrela dos últimos anos, o Subagrupamento de Montanha da Serra da Estrela do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) realizou um conjunto de treinos, que envolveram operações de busca e resgate em montanha em condições climatéricas extremas.

Em nota partilhada na página do Facebook da Guarda Nacional Republicana, é referido que os diversos treinos operacionais foram realizados entre 15 de fevereiro e 15 de março, e consistiram em “dois exercícios complexos de busca e resgate, nomeadamente, um resgate subaquático em águas gélidas e uma operação completa de resgate em montanha durante a tempestade Gisela”.

Foram cerca de 50 militares do GIPS, das valências de busca e resgate em montanha, operações subaquáticas e especialistas em primeira intervenção busca e resgate, que estiveram envolvidos de forma a “testar procedimentos e a capacidade de resposta de especialistas em condições extremas, garantindo uma maior eficácia na proteção, socorro e auxilio aos cidadãos que se encontrem em situações de perigo, reforçando assim o seu sentimento de segurança.”




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).