Furacão “Ofélia” dirige-se para território português

0

O ciclone tropical Ofélia subiu  de categoria na escala de Saffir-Simpson sendo agora classificado como furacão de categoria 1.

Em comunicado o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que às 21h (hora dos Açores), o centro do furacão Ofélia, localizava-se a 1220 km a Sudoeste dos Açores, verificando-se um aumento da intensidade do vento nas últimas horas: vento médio estimado de 120 km/h e rajadas da ordem dos 150 km/h.

O furacão Ofélia está a deslocar-se para Este a 6 km/h podendo ainda intensificar-se um pouco mais nas próximas horas. Prevê-se que a partir de amanhã (5a feira), se desloque para nordeste e que às 18 h se encontre a aproximadamente 1100 km a Sudoeste do arquipélago.

Para Sábado, pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, não se prevê que as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) sofram influência deste furacão.

Para as ilhas do Grupo Central (Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira), existe uma baixa probabilidade, entre 5 e 10 %, de as ilhas sofrerem influência deste furacão.

Relativamente às ilhas do Grupo Oriental a probabilidade do furacão influenciar o estado do tempo, a partir de Sábado (14 de Outubro), em S. Miguel varia entre 20 a 30 % e em Santa Maria varia de 40 a 50 %.

(Fonte: 105FM)

Sobre o autor

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).