É praticamente certo que a Leslie vai atingir Portugal Continental como ciclone tropical com ventos ainda de furacão categoria 1, situação incomum para as nossas latitudes.
Existe ainda alguma dúvida onde será o “landfall”, certamente será entre Coimbra e Setúbal. Os Distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal vão ser os mais afetados inicialmente, depois os Distritos do Porto, Braga, Viseu, Guarda e Castelo Branco mas já com enfraquecimento do sistema.
Após o Landfall prevê-se um rápido enfraquecimento a medida que penetra no interior do território. Existe a possibilidade de o Landfall seja antecipado olhando para a posição atual no Atlântico, assim especial atenção entre as 19h de Sábado e as 6h de Domingo.
Efeitos Expectáveis : Entre as 19h de Sábado e as 6h de Domingo
Precipitação por vezes intensa nas regiões do Litoral Centro, Distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal progredindo depois para os Distritos do Porto e Braga.
Espera-se quantidades de precipitação em torno dos 25-75mm, pode haver zonas que podem chegar aos 120mm, situação que pode causar inundações repentinas.
Atenção à intensidade do vento, vai soprar moderado a forte com rajadas que podem chegar aos 100km/h no Litoral e 120km/h ou até mais nas terras mais altas. As zonas mais afetadas pelo vento vão ser o Litoral Centro e terras altas.
Agitação marítima com ondulação forte e com altura significativa, aliada à baixa pressão atmosférica causa uma elevação do nível do mar, poderá haver galgamentos costeiros. Não se aproximem das zonas costeiras.
É estritamente necessário tomarem medidas de autoproteção para fazer face aos efeitos expectáveis da tempestade tropical Leslie.
A maratona de Lisboa vai decorrer no Domingo de manhã, era importante avaliar se vale a pena manter o evento. Outra preocupação é em Fátima com o 13 de Outubro, existem muitas pessoas ao ar live no Santuário, não será muito recomendado entre as 19h de hoje e as 6h de Domingo andarem ao ar livre nessa zona. Isto são medidas preventivas.
A partir de agora teremos de fazer o acompanhamento via satélite e radar, não é de descartar mudanças da trajectória nas próximas horas, essa situação vai influenciar e muito as zonas que podem ou não ser afetadas quer a nível de precipitação quer a nível da intensidade do vento.
ATENÇÃO QUE A TRAJECTÓRIA PODE ALTERAR-SE E FAZER COM QUE NOVOS DISTRITOS FIQUEM EM RISCO. VOU FAZENDO ATUALIZAÇÕES CONSOANTE OS DESENVOLVIMENTOS.
INFO: METEOESTRELA