Frio mantém Portugal em aviso amarelo

0

neveO Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou, até às 11 horas desta segunda-feira, o aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, emitido para nove distritos de Portugal Continental, devido ao frio.

De acordo com o IPMA, os distritos do continente que vão estar sob aviso amarelo, devido à persistência de valores baixos de temperaturas mínimas, são os de Viseu, Évora, Guarda, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco e Portalegre.

O IPMA tinha colocado em aviso amarelo os 18 distritos do continente até às 8 horas desta segunda-feira, mas, no sábado, prolongou o aviso por mais três horas, até às 11 horas, devido à previsão de temperaturas mínimas baixas.

O IPMA emite um aviso amarelo sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes de condições meteorológicas.

Para segunda-feira, o Instituto prevê tempo frio com céu pouco nublado ou limpo, aumentando gradualmente de nebulosidade na região sul a partir do final da tarde. Prevê ainda vento fraco a moderado, na ordem dos 10 a 25 quilómetros por hora, do quadrante leste, soprando moderado (20 a 30 quilómetros por hora), no Algarve, e moderado a forte nas terras altas.

Prevê-se ainda acentuado arrefecimento noturno com formação de geada, em especial nas regiões de interior.

É igualmente expectável uma pequena subida da temperatura máxima e uma pequena subida da temperatura mínima, na região norte.

JN

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.