A França admitiu hoje proibir a circulação de camiões nas próximas horas em três zonas fronteiriças com Espanha, devido ao agravamento das condições meteorológicas nos Pirinéus.
De acordo com informação oficial, a decisão deverá ser tomada nas próximas 24 horas e a restrição à circulação de camiões deverá ser decretada para a autoestrada A-64, em três troços do percurso entre Toulouse e Baiona.
Os serviços meteorológicos anunciaram que a precipitação de hoje nos Pirinéus é de neve a partir dos 400 metros.
Milhares de veículos, muitos dos quais se dirigiam às estâncias de esqui, ficaram bloqueados na noite de sábado para domingo nas estradas dos Alpes franceses devido à precipitação de neve e ao gelo, que afetaram o noroeste e o centro este do país.
A maioria dos problemas ocorreu na zona de Savoya, Chambéry, onde cerca de 15.000 pessoas passaram a noite em centros de acolhimento, como polidesportivos, abertos com caráter de urgência.
Só na cidade de Alberville, a autarquia estimou que 3.000 pessoas tenham sido albergadas em instalações municipais e entre 200 e 300 alojadas por particulares, enquanto várias centenas ficaram a dormir no interior dos seus automóveis.
Nos Alpes o risco de avalanche é muito elevado e esta manhã um esquiador morreu devido a uma avalanche na estância de Auron, nos Alpes Marítimos.
De acordo com os serviços meteorológicos franceses, a queda de neve pode continuar no domingo numa área que vai desde a Alsácia ao Sistema Central, tal como nos Pirinéus.
As temperaturas máximas, que serão negativas em grande parte do norte de França, vão baixar ainda mais na próxima noite.
(Fonte: Lusa/TSF)