Formação para novos bombeiros voluntários no Cartaxo

0

BombeiroCA corporação dos Bombeiros Municipais do Cartaxo está a promover um novo Curso de Formação para Bombeiros Voluntários, em horário pós-laboral e fim de semana, dirigido a homens e mulheres, a partir dos 18 anos. A recruta começa a 2 de janeiro do próximo ano.

Os interessados em integrar esta equipa ao serviço da comunidade deverão inscrever-se no Quartel dos Bombeiros Municipais até ao dia 15 de dezembro de 2013, comprovando que possuem no mínimo o 9º ano de escolaridade e robustez física e psíquica.

Entre as vantagens de frequentar este curso de formação, destaca-se o facto de os Bombeiros Voluntários terem preferência nos concursos para bombeiros profissionais, assim como, de usufruírem de isenção de taxas moderadoras em centros de saúde, em cuidados primários.

A corporação dos Bombeiros Municipais do Cartaxo assume um papel fundamental junto da comunidade, atuando em diversas áreas de intervenção. Além do combate a incêndios, são também missões dos bombeiros o resgate aquático, através de mergulhadores, condutores de embarcações de socorro ou nadadores salvadores; resgate em grande ângulo, recorrendo a técnicas similares à da escalada; e Emergência Pré-Hospitalar, através de bombeiros habilitados para esta função.

Durante o Curso, serão abordadas matérias tão diversas como o socorrismo, as operações de extinção de incêndios urbanos, industriais e florestais, as técnicas de salvamento e de desencarceramento ou as manobras com equipamentos e veículos.
(Fonte: Local.pt)

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).