Fogos em Alijó e Sabrosa mobilizam 300 operacionais e oito meios aéreos

0

O distrito de Vila Real registava dois grandes incêndios pelas 19 horas, em Alijó e Sabrosa, que mobilizavam quase 300 operacionais e oito meios aéreos, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A ocorrência que causa mais preocupações é o fogo em Sabrosa, que deflagrou às 15.37 e que, segundo fonte da Proteção Civil Municipal avança em duas frentes, uma das quais continua “muito forte e incontrolável”, não havendo, no entanto, até ao momento, casas em perigo.

A outra frente já está mais controlada, mas não está dominada e continuamos com falta de meios“, apontou, acrescentando que o vento é a principal dificuldade porque “está a dar muita velocidade ao fogo”.

Este incêndio, segundo referiu a Proteção Civil, “já queimou uma área considerável”.

Segundo a página da Internet da ANEPC, para Sabrosa estão mobilizados 133 operacionais, 33 viaturas e seis meios aéreos.

Em Alijó, segundo a ANEPC, permanecem no terreno 165 operacionais, 48 viaturas e dois meios aéreos.

O alerta para esta ocorrência foi dado pelas 12 horas e o ataque inicial foi “muito musculado”, tendo sido mobilizados os meios disponíveis para o local onde o vento muito forte e as altas temperaturas representam uma das maiores dificuldades no combate ao fogo.

O fogo de Alijó lavra numa zona rochosa de mato de acessos difíceis, estando no terreno uma máquina de rastos a criar caminhos de penetração para os meios chegarem ao local.

Segundo a ANEPC, o distrito de Vila Real registava 10 fogos às 19 horas, entre ativos, em resolução e já em conclusão, que mobilizam um total de 387 operacionais, 102 viaturas e 8 meios aéreos.

Durante a tarde de hoje, já foram registados incêndios nos concelhos de Chaves, Valpaços e Peso da Régua.

O distrito de Vila Real está em estado de alerta especial de nível vermelho.

Fonte: Jornal de Noticias

About author

Paulo Reis

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt