Fogo que deflagrou em Oliveira de Frades em rescaldo e consolidação

0

O incêndio rural que deflagrou na segunda-feira em Oliveira de Frades, estendendo-se aos concelhos de Sever do Vouga e Águeda, estava às 10.15 desta quinta-feira em fase de rescaldo e consolidação, segundo a Proteção Civil.

A mesma fonte disse que no local estavam, àquela hora, 318 operacionais mobilizados, com 110 veículos e um meio aéreo a auxiliar na vigilância.

O fogo deflagrou na segunda-feira numa zona de mato na localidade de Antelas, concelho de Oliveira de Frades, no distrito de Viseu, e estendeu-se depois aos concelhos de Sever do Vouga e Águeda, no distrito de Aveiro.

Segundo dados do satélite Copernicus divulgados na quarta-feira pela Proteção Civil, o fogo de Oliveira de Frades consumiu 2100 hectares de vegetação diversa, sobretudo eucaliptos.

Pedro Nunes, comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), revelou ao final da tarde de quarta-feira que as imagens do satélite se reportam a 48 horas de atividade do incêndio.

O comandante referiu então que o contingente de combate às chamas, que inclui bombeiros de diversas corporações do Norte e Centro do país, iria ser depois progressivamente “desgraduado”.

“Vamos desgraduar as nossas forças em cerca de 30% até ao fim de semana, mas não vamos baixar a guarda”, afirmou.

Um bombeiro de 41 anos morreu na segunda-feira enquanto combatia este incêndio no concelho de Oliveira de Frades.

Segundo a médica do INEM Paula Neto, além da vítima mortal, há a lamentar oito feridos ligeiros e mais duas dezenas de bombeiros assistidos no local.

Fonte: Jornal de Noticias

About author

Paulo Reis

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt