Fogo posto chama 40 bombeiros para combater chamas no Parque do Gerês

0

imagem ilustrativa

Helicóptero foi crucial no difícil combate às chamas na serra.

Quarenta operacionais dos Bombeiros de Arcos de Valdevez e sapadores florestais extinguiram, este domingo à tarde, um incêndio que deflagrou por volta da meia-noite, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Adrão, no Soajo, e que reacendeu ao início da manhã.

O fogo lavrou numa área de alta montanha de difícil acesso, sem habitações nas proximidades. Os operacionais tiveram de percorrer caminhos de pastoreio, de forma a aproximarem-se das chamas, no percurso entre o Soajo e a Serra da Peneda. “Lavrou num território de difícil movimentação, o que condicionou a nossa atuação”, explicou ao CM Filipe Guimarães, comandante dos Bombeiros de Arcos de Valdevez.

A intervenção de um meio aéreo foi ajuda fundamental para extinguir as chamas. Pela localização e hora a que deflagrou, há suspeitas de se tratar de fogo posto. Outro incêndio, também no Alto Minho, deflagrou às 13h20, numa zona florestal em Chim, Portela, Monção. Foi combatido por 50 operacionais, entre bombeiros de Monção, Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR, uma equipa da junta de freguesia e um trator particular.

Fonte Correio da Manha

About author

Paulo Reis

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt