Fogo em Moncorvo ainda ativo, aldeias fora de perigo após “horas de aflição”

0

O presidente da União de Freguesias da Cardanha e Adeganha, no concelho de Torre de Moncorvo, disse esta quinta-feira que já não há aldeias em perigo em consequência do incêndio que deflagrou naquele território ao início da tarde.

As aldeias de Estevais, Cardanha e Adeganha já não correm perigo devido ao incêndio, apesar da aflição inicial que durou algumas horas. Não temos conhecimento de casas ardidas ou vítimas“, indicou José Moreiras à Lusa.

Segundo o autarca, o fogo à sua passagem queimou três ou quatro palheiros junto a Estevais e Cardanha.

Já o Comandante Operacional Distrital de Operações e Socorro (CODIS) de Bragança, João Noel Afonso avançou que o fogo está concentrado em zonas de mato de difícil acesso e que o dispositivo de combate às chamas está ser reforçado.

Estamos a concentrar meios de combate ao incêndio no concelho de Torre de Moncorvo” frisou o CODIS.

O comandante disse também não ter conhecimento de danos materiais ou humanos, resultantes do incêndio que lavra em duas frentes na União de Freguesias de Adeganha e Cardanha.

Ao início da tarde viveram-se alguns momentos de aflição, tendo sido necessário reorganizar o dispositivo na aldeia de Estevais“, enfatizou João Noel Afonso.

O alerta para o incêndio que lavra na União de Freguesias de Adeganha e Cardanha foi dado às 14.41 horas.

“As condições atmosféricas são adversas, nomeadamente o vento que dificulta a progressão dos operacionais no terreno, que já por si é acidentado”, indicou o CODIS.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 20 horas estavam empenhados no combate às chamas 94 bombeiros apoiados por 34 viaturas, meio aéreo e duas máquinas de rastos.

Fonte: Jornal de Noticias

About author

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt