Fogo em Abrantes com cinco frentes ativas

0

Um incêndio em Abrantes, Santarém, com cinco frentes ativas, mobiliza esta quinta-feira de madrugada mais de 500 operacionais.

Segundo a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) Patrícia Gaspar, em Abrantes, distrito de Santarém, o incêndio está a ser combatido por 550 operacionais e 165 veículos e estava ainda muito ativo à 01 hora.

Com cinco frentes ativas, o fogo chegou já perto de algumas povoações mas sem necessidade de evacuação e levou ao corte da estrada que liga Abrantes a Sentieiras.

Foram acionados nove grupos de reforço de Setúbal, Portalegre, Lisboa, Castelo Branco, Évora e Beja.

No concelho de Vagos, em Aveiro, 309 operacionais com 92 veículos estão a combater um incêndio que começou as 15.49 horas e que ao início da madrugada estava a mostrar sinais de cedência.

Este fogo, explicou, tem duas frentes ativas e já alastrou para o distrito de Coimbra, para a zona de Cantanhede.

Em Paredes, concelho de Vila Real, 450 operacionais, com 125 veículos, combatem um incêndio com três frentes ativas que já levou à ativação do Plano Municipal de Emergência de proteção civil às 21.30 horas, mas que mostra agora sinais de estar a ceder.

Este incêndio levou à retirada de algumas pessoas de cinco aldeias distintas por terem mobilidade reduzida ou por estarem debilitadas.

Estas pessoas, segundo Patrícia Gaspar, foram conduzidas para o Regimento de Infantaria 13 de Vila Real, onde permanecerão até serem restabelecidas as condições de segurança.

No combate a este fogo estão também grupos de reforço da força especial de bombeiros de Viseu, Porto, Braga e Bragança.

Patrícia Gaspar fez ainda referência a outros dois incêndios de menor dimensão e com menos meios acionados, um na Covilhã que se tinha iniciado a 07 de agosto em zona de acesso difícil e que agora se reacendeu e um outro em Torres Novas onde estão 61 operacionais com 17 veículos e um grupo de reforço de Lisboa.

Fonte: Jornal de Noticias




Sobre quem enviou a noticia

Paulo Reis

Paulo Reis

É Natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 18 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde atualmente, apresenta o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Bombeiro de 1ª. É na atualidade responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem da corporação e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com.