FireProtection foi seleccionado como finalista para o “Prémio da Ideia à Ação” em Espanha

0

O FireProtection, dispositivo de autoproteção e monitorização de veículos da Proteção Civil, passou à fase final do concurso de empreendedorismo universitário na rede de universidades Ibero-americanas.

O projeto desenvolvido por dois elementos do instituto politécnico da Guarda e pela empresa Mangualdense Bruno Pessoa, pretende com a disposição de sensores em redor de um veículo, captar a temperatura que está no seu exterior e em caso de perigo eminente, aciona um mecanismo eletrónico capaz de proteger a viatura e os seus ocupantes.

Após ter passado a fase de pré-seleção, no qual conquistou um honroso terceiro lugar de entre os 209 projetos a concurso, o FireProtection passou por um processo de seleção de uma comissão de peritos da RedEmpreendia, entidade organizadora do evento.
Passadas estas fases, o FireProtection juntamente com outros projetos selecionados, será apresentado entre os dias 27 e 28 de Novembro de 2012 na “Casa América” em Madrid, Espanha.

O júri avaliará assim todos os projetos que pré-selecionou para estarem presentes no maior evento Ibero-Americano de empreendorismo. Os participantes que apresentarem as três melhores ideias ser-lhe-ão atribuídos três prémios, com um valor, cada um deles, de 3.000€ e um curso de formação no Babson College, em Boston.

Em complemento, a RedEmprendia juntará ao respetivo prémio pecuniário, um prémio que ajudará a colocar a “sua ideia em ação”, prestando-lhes assessoria e/ou a sua participação nos vários projetos ou ações implementadas pela RedEmprendia, de acordo com a natureza e necessidades de cada um.

O sistema Fire Protection que terá um custo estimado de 1.600 euros, pode salvar vidas e evitar a destruição de veículos durante o combate às chamas, este dispositivo é um trabalho totalmente voluntário sem qualquer apoio estatal, motivado pelo facto de nos últimos dez anos, terem morrido em Portugal «67 bombeiros em missões de socorro, 20 dos quais em combate a incêndios florestais».

Os mentores do FireProtection dedicam o seu tempo e esforço, em memória de todos os que com o sacrifício da própria vida lutaram até ao último segundo pela proteção da Humanidade.

 


Alguns veículos ardidos ao longo dos anos em Portugal

 

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.