O Campus da Proteção Civil de Famalicão vai acolher um meio aéreo de combate aos fogos florestais.
Segundo a Câmara de Famalicão trata-se de um helicóptero ligeiro de ataque inicial que estará no campus no próximo mês de junho “de acordo com as intenções da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Com o helicóptero virá para o concelho também uma equipa helitransportada composta por cinco a sete elementos e a respetiva tripulação (piloto e mecânico) que ficarão instalados no Campus da Proteção Civil.
“Afeto ao heliporto está também um Serviço de Brigada de Salvamento e luta contra incêndios composto por 3 elementos e um operador de telecomunicações dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave”, acrescenta fonte do município famalicense.
Instada sobre se este meio aéreo é o que está estacionado em Braga a Câmara de Famalicão diz desconhecer. “A Câmara Municipal desconhece a proveniência do meio aéreo, pois não tem qualquer responsabilidade na gestão do mesmo”, refere.
O JN questionou a ANEPC sobre o assunto mas até ao momento não obteve qualquer resposta.
Para o vereador da Proteção Civil da Câmara de Famalicão, Ricardo Mendes este reforço de meios “vem mais uma vez confirmar a capacidade instalada no nosso Campus da Proteção Civil que, como temos vindo a dizer desde a sua inauguração, está cá para servir o país, muito particularmente a região Norte, em matéria de prevenção de catástrofes e de socorro a pessoas e bens”.
“. Este campus é um bom exemplo disso mesmo e ficamos obviamente muito satisfeitos por ver que, mais uma vez, Famalicão está a dar um grande contributo e uma grande ajuda para a região e para o país”, acrescenta o responsável.
O plano de operações sub-regional do dispositivo especial de combate a incêndios do Ave foi apresentado recentemente, e nele constava apenas a existência de um meio aéreo sediado em Fafe.
Fonte: Jornal de Noticias