Exercício “CANOA 2014” testa resposta da proteção civil

0

santaremA Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), através do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, planeia e conduz o exercício “CANOA 2014”, que decorre no próximo dia 13 de dezembro, entre as 09 horas e as 16 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), através do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, planeia e conduz o exercício “CANOA 2014”, que decorre no próximo dia 13 de dezembro, entre as 09 horas e as 16 horas. O exercício “CANOA 2014”, na modalidade LIVEX (com interação de meios no terreno), tem como principal objetivo treinar a capacidade de resposta dos Agentes de Proteção Civil do distrito de Santarém e distritos limítrofes, baseando-se nos princípios do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, em situação de Cheias na Bacia Hidrográfica do Rio Tejo.

O exercício decorrerá no rio Tejo, entre a Ponte Rainha Dona Amélia e a Palhota/Escaroupim, nos concelhos do Cartaxo e Salvaterra de Magos. O Posto de Comando estará localizado em Valada, concelho do Cartaxo, distrito de Santarém. Estão diretamente envolvidas no exercício os Corpos de Bombeiros, voluntários e municipais, dos distritos de Santarém, Portalegre, Leiria e Castelo Branco, a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), o Instituto da Segurança Social (ISS) e a Força Especial Bombeiros (FEB) da ANPC. Participam ainda em ações de acompanhamento, observação e apoio, a Agência Portuguesa do Ambiente e Câmaras Municipais, através dos respetivos Serviços Municipais de Proteção Civil.

ANPC



Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.