Exclusivo Bombeiros.pt: Queimaduras deveram-se a equipamentos desadequados (com áudio)

0

 celso cruzeiro huc coimbra hospital queimadosO director da Unidade de Queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Celso Cruzeiro, admitiu ontem, em declarações exclusivas ao Portal Bombeiros.pt (ouvir no fundo da página), que os equipamentos de protecção individual dos bombeiros que tratou este ano são de pouca ou nenhuma qualidade, devendo-se à falta de melhores equipamentos algumas das lesões sofridas pelos operacionais.

“Algum do equipamento arde e cola-se à pele. Logo, é contra-indicado. Outro não arde, portanto já tem alguma qualidade, mas deixa passar o calor.” afirmou quando questionado sobre a qualidade dos equipamentos que os bombeiros tratados naquela unidade usavam na altura dos acidentes.

Quanto às lesões respiratórias que muitos dos bombeiros apresentavam, Celso Cruzeiro enfatizou que se deveram ao facto “de [aqueles homens] não trazerem equipamentos adequados”.

Depois de ter confirmado que aquela Unidade nunca foi consultada por nenhum fabricante sobre qualquer aspecto do equipamento de bombeiros, Celso Cruzeiro acabou por confirmar a inexistência desse contacto mas disse que o problema não estava “no equipamento, que se sabe qual é o melhor. O problema está na compra do equipamento para todos os que andam no terreno, parecendo existir uns de “primeira e outros de segunda”.

Deixou ainda palavras de incentivo e de conforto para todos os feridos e apelou à ajuda à instituição solidária Amigos dos Queimados, que é uma organização que apoia a reinserção social de quem teve o azar de sofrer um acidente deste género.

Ouve aqui:

Entra na página do Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/www.Bombeiros.pt), faz “Gosto” e conhece em primeira mão as notícias sobre os Bombeiros Portugueses no teu Portal.

Envia-nos as notícias e fotos do teu corpo de bombeiros ou de outras forças operacionais para redacao@bombeiros.pt e ajuda a manter informados todos os Bombeiros Portugueses!

A informação com qualidade começa em ti!

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).