Ex-bombeiro norte-americano partilha experiências em Portugal

0

USA 9/11 ANNIVERSARYBob McKee combateu as chamas no atentado das Torres Gémeas, integrou as equipas de socorro no furacão Katrina e acompanhou ao vivo o desastre do vaivém Colúmbia.

Bob McKee, um antigo bombeiro norte-americano, está em Portugal para partilhar a sua experiência profissional num curso inédito que pretende para criar equipas de sobrevivência e intervenção rápida para fogos urbanos ou industriais.

Dezenas de bombeiros por todo o país estão a receber formação para criar as primeiras equipas dedicadas a salvar bombeiros que, por algum motivo inesperado, acabam também por ser vítimas quando prestam socorro, uma situação com a qual Bob McKee já se deparou várias vezes: combateu as chamas no atentado das Torres Gémeas, integrou as equipas de socorro no furacão Katrina e acompanhou ao vivo o desastre do vaivém Colúmbia.

O norte-americano quer deixar o testemunho de que “as coisas podem acontecer e acontecem rapidamente”, diz em declarações à Renascença, recordando um episódio menos conhecido, mas que prova que os bombeiros devem estar, sobretudo preparados, para o inesperado.

“Tive um incêndio em que o comandante caiu num buraco. Podíamos ouvi-lo e falar com ele, mas tivemos que agir muito rapidamente para que as chamas não o atingissem”, conta, prosseguindo: Dizia ele: ‘penso que estou bem, mas estou sem a minha equipa. Onde estou eu?’. O melhor mesmo é os bombeiros portugueses estarem preparados para casos inesperados como este”.

O curso está a ser ministrado por instrutores do Fire Service College, uma instituição inglesa de vanguarda neste tipo de formação e que trouxe a Portugal Bob McKee a convite da Escola Nacional de Bombeiros.

Com os primeiros bombeiros formados, Portugal estará em condições de criar equipas de socorro e intervenção rápida.

 

(Fonte: RR)

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).