Esposende assinala Dia da Protecção Civil com simulacro de incêndio e acções de sensibilização

0

GCI_Sim_Espinho000429O Dia da Protecção Civil, que se comemora a 1 de Março, foi assinalado em Esposende, através de diversas acções, que envolveram a participação de vários agentes e entidades do concelho.

Assim, no dia 28 de Fevereiro, no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Fão realizou-se um simulacro de incêndio, que contou com o apoio e colaboração do Serviço Municipal de Segurança e Protecção Civil da Câmara Municipal de Esposende, Bombeiros Voluntários de Fão, Guarda Nacional Republicana de Esposende e da Santa Casa da Misericórdia de Fão, assim como dos alunos do Curso Técnico de Protecção Civil da Escola Profissional de Esposende.

Este exercício pretendeu testar e aplicar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes ao longo dos três anos de formação. Sob a orientação dos alunos promotores e ao longo de sensivelmente uma hora, os diversos intervenientes procuraram o melhor desempenho perante um quadro de incêndio. Foram resgatadas algumas “vítimas” com diferentes graus de gravidade e efectuados os devidos tratamentos, aplicando técnicas específicas para cada caso.

O resultado foi plenamente conseguido, pois com este tipo de acção equacionou-se a eficácia, quer dos procedimentos, quer dos decisores, bem como do pessoal de intervenção em operações da protecção civil. O Vice-Presidente da Câmara Municipal, com o Pelouro da Protecção Civil, Benjamim Pereira, marcou presença nesta iniciativa, onde teve a oportunidade de felicitar os intervenientes pelo sucesso da operação e incentivar os alunos a continuarem a apostar nesta área, através, por exemplo, do voluntariado.

Após o simulacro foi ministrada uma aula teórico-prática aos funcionários do Lar sobre o manuseamento de extintores e o uso da manta ignífuga.

No dia 1 de Março, o Serviço Municipal de Segurança e Protecção Civil, também com a colaboração dos alunos do Curso Técnico de Protecção Civil da Escola Profissional de Esposende, efectuou acções de sensibilização para a Prevenção Rodoviária junto dos alunos da Escola Básica António Correia de Oliveira, de Esposende, no Parque em frente às Piscinas Foz do Cávado, em Esposende.

Os alunos do Curso Técnico de Protecção Civil tiveram ainda oportunidade de acompanhar a GNR em duas operações STOP, na Estrada Nacional 13, em Esposende e em Fão, tendo abordado os condutores no sentido de os sensibilizar para algumas questões da segurança rodoviária, nomeadamente o efeito do álcool e o uso de telemóvel na condução, assim como para a necessidade de ter atenção aos peões nas passadeiras.

Tendo presente o lema do Dia Mundial da Protecção Civil – “O Cidadão como primeiro agente da protecção civil”, o Serviço Municipal de Segurança e Protecção Civil distribuiu, nas escolas do concelho, panfletos sobre os princípios e objectivos da protecção civil.

FONTE: Local.pt

 

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.