Equipamento de proteção individual para combate a incêndios entregue aos bombeiros de Albufeira

1
Foto: Diário Online

Foto: Diário Online

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira deslocou-se ontem ao quartel dos bombeiros voluntários de Albufeira (BVA), para proceder à entrega simbólica do equipamento de proteção individual (EPI) para combate a incêndios, que ascende a 24 mil euros.

“Este equipamento vem melhorar em muito as condições de segurança dos operacionais que acorrem no combate aos incêndios. O número de ocorrências dispara durante o verão e torna-se necessário que os bombeiros estejam equipados adequadamente para poderem executar o seu trabalho da melhor forma possível”, explicou o comandante Luís Zeferino, da corporação albufeirense.

O equipamento, cujo valor total é de 24.273,21 euros, foi adquirido pela autarquia de Albufeira no âmbito do protocolo de cooperação na área da proteção civil e corpos de bombeiros, celebrado entre a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, os municípios da região e as associações humanitárias de bombeiros.

A Câmara de Albufeira decidiu doar esse equipamento à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira (AHBVA), em conformidade com o protocolo.

“Os bombeiros desempenham um importantíssimo papel na nossa comunidade quer a nível local, quer regional, tornando-se essencial que cada operacional esteja bem equipado e protegido para que possa desempenhar um bom papel e fazer face aos perigos diários a que esta profissão obriga”, salientou o presidente da câmara, Carlos Silva e Sousa.

O autarca de Albufeira garantiu que “o município está atento às necessidades dos BVA e reconhece publicamente o seu inestimável valor”.

Durante a cerimónia, o presidente da câmara e a vereadora da Proteção Civil, Ana Vidigal, entregaram simbolicamente um capacete, um par de luvas e outro de botas aos “soldados da paz” como forma de assinalar a parceria.

“É de todo o interesse termos este material à disposição da nossa corporação para que haja segurança e bem-estar no seio dos BVA”, concluiu José Carlos Rolo, presidente da direção da AHBVA.

Só no passado mês de junho, os bombeiros de Albufeira registaram um total de 96 ocorrências relacionadas com incêndios (urbanos, florestais e industriais) deflagrados no concelho.

(Fonte: Diário Online)




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).