Madeira: Encontro Técnico de Socorro em Altura

0

Formação BVM-BVO1Um grupo de bombeiros de Óbidos foi à ilha da Madeira participar em acções conjuntas com os Bombeiros Voluntários Madeirenses e equipas especiais da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana, através de meios cinotécnicos, na actividade de socorro e resgate em montanha e aprofundar os conhecimentos da prática do canyoning.

Estas acções de formação promovidas pelo Serviço Regional de Protecção Civil (SRPC), com o seu departamento de salvamento especial neste tipo de socorro, segundo informação obtida pelo JM junto daquela instituição, tiveram início quinta-feira (21 de Março), onde os elementos tiveram a oportunidade de participar em acções conjuntas no socorro e resgate em montanha em Machico, “com a finalidade de proporcionar maior operacionalidade aos usuários assim como oferecer mais segurança em caso de ser necessário efectuar um resgate”.

O grupo de Óbidos, instalado no quartel dos Bombeiros Voluntários Madeirenses é constituído por seis elementos, entre os quais duas mulheres, uma destas com a valência na área cinotécnica.

Outro dia foi dedicado à prática do canyoning com exercícios de socorro a decorrer no Chão da Ribeira, Seixal, nas Faias, uma zona propícia a este tipo de actividade. No domingo (24 de Março) decorreram mais acções na prática do resgate em montanha no Pico do Areeiro com a destacada participação do grupo dos Bombeiros Voluntários Madeirenses, em situações difíceis que possam vir a enfrentar decorrente de eventuais pedidos de auxílio nas serras da Madeira que são, como tem sido tornado público, cada vez mais frequentadas por amantes da natureza quer nacionais quer estrangeiros.

Fonte: Jornal da Madeira

Formação BVM-BVO2Formação BVM-BVO3Formação BVM-BVO4Formação BVM-BVO5Formação BVM-BVO6Formação BVM-BVO7

About author

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.