ENB promove Seminário sobre Incêndios na Interface Urbano/Rural

0

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) promove no próximo dia 6 de maio, em Leiria, um seminário com o tema “Incêndios na Interface Urbano/Rural”, uma problemática que preocupa sobretudo os países mediterrânicos. A iniciativa decorrerá no Teatro José Lúcio Silva e irá contar com a participação de especialistas nacionais e europeus, nomeadamente de Espanha, França e Itália.

No painel da manhã, David Caballero, do Departamento de Incêndios Florestais da empresa espanhola MeteoGrid, fará o enquadramento do tema, Luís Mário Ribeiro, da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) falará da abordagem científica, e Luis Belo Costa, Adjunto de Operações Nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), abordará a questão operacional. Segue-se um debate moderado pelo comandante José Requeijo, da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

No período da tarde, os oradores serão Moisès Galán, da Pau Costa Foundation (Fundación de Ecología del Fuego y Gestión de Incendios Pau Costa Alcubierre), com o caso de Espanha, Frédérique Giroud, do Departamento de Pesquisa da ENTENTE pour la forêt Méditerranéenne (EPLFM, Valabre), com o cenário em França, e Luca Tonarelli, da empresa Dream Itália, com o exemplo italiano. O debate será moderado pelo comandante José Fernandes da LBP.

O seminário tem o apoio da ANPC, da LBP, da Câmara Municipal de Leiria, e das empresas Extincêndios, inCentea e SecuriFénix.SABSEG. As inscrições estão abertas até dia 2 de maio ou até ser atingida a lotação da sala. Para bombeiros, os bilhetes custam 10 euros (sem almoço) ou 20 euros (com almoço incluído) e para não bombeiros os valores são 15 e 25 euros, respetivamente.

Programa e inscrições em http://www.enb.pt/publicacao.php?id=212

ENB




Sobre quem enviou a noticia

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.