Exclusivo Bombeiros.pt: empresa Jacinto rodeou-se de bombeiros no 60.º aniversário

0

IMG_7023Decorreu ontem, dia 2, em Esmoriz a celebração do 60.º aniversário da empresa Jacinto que, para este efeito, fez questão de se rodear de bombeiros, dos seus funcionários e de um imenso grupo de empresas e parceiros comerciais de todo o mundo.

A empresa Jacinto, líder nacional na construção de veículos de combate a incêndios, celebrou ontem o seu 60.º aniversário num momento em que é já uma “marca” com nome internacional. A prová-lo estiveram os inúmeros empresários e representantes de empresas dos quatro cantos do mundo que decidiram responder afirmativamente ao convite e que, desta forma, puderam contactar com a realidade diária da empresa.

As comemorações iniciaram-se com a inauguração de um novo pavilhão para o desenvolvimento de novos projectos, tal como o “Lusitano”. Após o conjunto de discursos, deu-se início a uma visita a um espaço de exposição de viaturas e de alguns mecanismos tecnológicos, como o FireProtection. Após este momento, passou-se ao convívio nas margens do rio Douro, onde os convidados puderam conviver e trocar impressões.

lusitano

Lusitano – Veículo protótipo da Jacinto

Neste grupo de convidados esteve também Jaime Marta Soares que, nas declarações que fez ao Portal Bombeiros.pt, acabou por referir que “esta empresa tem um estatuto especial, pois o Eng. Jacinto e o seu filho são pessoas que deram e dão tudo dentro dos bombeiros.” Dizendo também que pelo trabalho ” que fazem, com a qualidade com que o fazem, têm ajudado o país e os bombeiros a ter viaturas e equipamentos de primeiríssima qualidade e ajudado também a economia do país.” Acabando por referir que esta presença “não é mais do que um sentido agradecimento e um incentivo, em nome dos Bombeiros Portugueses, ao que esta empresa [Jacinto] faz em Portugal”.

IMG_7206Jacinto de Oliveira, mentor de toda esta empresa há cerca de 40 anos, começou por frisar que a sua empresa “nunca pensa que já tem tudo feito”, procurando sempre olhar para lá do lucro e para “criar produtos”, pois “isso é que trará depois o lucro”. De forma sempre cautelosa mas ambiciosa, Jacinto de Oliveira disse que “este é um patamar de sucesso já interessante, mas quer procurar um patamar de sucesso internacional ainda superior”. Confrontado acerca dos sucessos atingidos, o Portal Bombeiros.pt quis saber se nesta longa caminhada não houve maus momentos. A esta questão Jacinto de Oliveira olhou para o passado e identificou a época do pós revolução como a mais difícil devido à quebra de produção do então produto. “Nessa altura foi necessário dar a volta por cima. E descobriu-se um novo rumo de negócio. Mais tarde, já nos anos oitenta, iniciou-se a produção e a evolução de veículos de combate a incêndios.” Questionado sobre o relacionamento com os clientes, Jacinto Oliveira referiu “que existe uma grande abertura da parte da empresa para a produção do veículo que o cliente pretende mas também para o aconselhamento de produtos que são mais úteis e mais adequados”, referindo que “não interessa vender só por vender, mas sim satisfazer”.

IMG_7143Jacinto Oliveira, filho, acabou por traçar ao Portal Bombeiros.pt um pouco da história recente da empresa e da postura estratégica que têm assumido, referindo que o primeiro passo foi “reordenar espaços” e “houve necessidade de haver um incremento ao nível da comunicação e do marketing”, criando novos pavilhões que funcionassem como local de trabalho efectivo mas também como “showroom”. Após todo este trabalho de casa, Jacinto Oliveira, filho, destaca a participação na maior feira de veículos de combate a incêndios do mundo, que se realiza de 5 em 5 anos na Alemanha, como ponto de viragem para a internacionalização. “Nessa feira conseguimos cerca de 100 bons contactos, que proporcionaram a abertura de mercados onde a crise não chega”, frisando que em termos de resultados financeiros passaram de “7 milhões de euros em 2011, para 17 milhões em 2012, culminando em 2013 com 25 milhões de euros”. “A exportação, que representava 10% dos ganhos, passou para 50%”. Por fim, acabou por dizer que “a aposta na comunicação e na publicidade, também com o Portal Bombeiros.pt, ajudou a chegar” de uma forma mais rápida e directa a vários públicos.

IMG_7182Ambos os “Jacinto” concordaram que “a proximidade que mantêm com os bombeiros portugueses é uma óptima ajuda para o desenvolvimento da empresa e para a sua evolução”. “Todas as críticas ouvidas, desde o bombeiros menos graduado até ao topo, trazem ensinamentos e, por isso, é importante ouvi-los” acabou por sublinhar Jacinto Oliveira, pai.

No final de festa e de abertura de prendas que foram enviadas para a empresa, destaque do Portal Bombeiros.pt para uma prenda, oferecida por um representante chileno, que ofereceu à empresa Jacinto um globo terrestre. Sinal evidente de que o mundo, na sua totalidade, está nos horizontes da Jacinto.

Entra na página do Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/www.Bombeiros.pt), faz “Gosto” e conhece em primeira mão todas as notícias sobre os Bombeiros Portugueses!

 

 

 

 

 

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).