Ébola em Espanha alerta Portugal

0
Imagem CM

Imagem CM

Espanha regista o primeiro caso de contágio do vírus ébola da Europa. É uma mulher, auxiliar de enfermagem, que contactou com o missionário espanhol que morreu a 25 de setembro em Madrid infetado pelo vírus. As autoridades apontam para uma falha nas normas de segurança. Portugal está em alerta e a Direção-Geral da Saúde promete medidas mais exigentes já esta sexta-feira.

“O que falhou foi a segurança e a proteção de quem tratou doentes infetados pelo ébola”, afirmou ao CM Francisco George, diretor-geral da Saúde, garantindo que “Portugal vai ter de adotar normas de segurança mais exigentes à luz dos novos conhecimentos”.

Segundo o responsável, será revisto “o conjunto normativo para a biossegurança e as medidas relacionadas com a quarentena”, impondo-se maior rigor nos equipamentos de proteção.

Em Portugal, garantiu Francisco George, os fatos de proteção são de nível quatro, o mais elevado. O contacto com Espanha é permanente, assegura o diretor-geral da Saúde.

Em Espanha, as autoridades estão já a realizar vigilância epidemiológica às pessoas com quem a auxiliar de enfermagem contactou nas últimas semanas no Hospital Carlos III.

CM




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.