Dominado fogo da Covilhã

0

Iniciaram-se os “trabalhos de consolidação e rescaldo”, de acordo com o comandante distrital, pelas 08h30.

O fogo que lavra desde quarta-feira em Sobral de São Miguel, concelho da Covilhã, foi hoje dominado pelas 07:30, disse à Lusa o comandante operacional distrital de Castelo Branco. No inicio da manhã tinha uma frente ativa, sem perigo para povoações, e durante a noite “evoluiu favoravelmente”.

Francisco Peraboa indicou que a intenção é manter durante todo o dia no terreno os 500 operacionais e os 160 veículos para “trabalhos de consolidação” e vigilância, de forma a “evitar reacendimentos”.

Pelas 08h30 iniciaram-se os “trabalhos de consolidação e rescaldo”, de acordo com o comandante distrital.

O comandante operacional afirmou que não há povoações em perigo e que os bombeiros, durante a noite, aproveitaram “a janela de oportunidade” e foram progredindo no terreno “conforme a meteorologia e a orografia foi permitindo”.

Durante o dia de quarta-feira, o vento e a orografia do terreno – uma zona de serra com poucos acessos – dificultaram o combate às chamas, que deflagraram às 14:43, na freguesia de Sobral de São Miguel, uma das Aldeias do Xisto, e progrediu em direção à povoação anexa do Pereiro.

Fonte: Correio da Manha / LUSA

About author

Paulo Reis

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt