Dois incêndios activos nos distritos da Guarda e do Porto

0

incendioDois incêndios florestais que tiveram início na quinta-feira nos distritos da Guarda e do Porto continuavam na manhã desta sexta-feira por dominar, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil. Mais de 240 bombeiros estão no terreno.

Pelas 13h15 de ontem deflagrou um fogo numa zona de mato da localidade de Aldeia Viçosa, concelho da Guarda, que se mantinha activo, às 07h10 desta sexta-feira, com uma frente activa. Os 166 bombeiros que estão no terreno contam com o apoio de 52 viaturas.

O segundo incêndio mais significativo registado pela Protecção Civil lavra desde as 18h20 de ontem, também numa área de mato, entre as localidades de Espinheiro e Candemil, concelho de Amarante (Porto). Com uma frente activa pelas 07h05, este fogo estava ser combatido por 76 bombeiros e 22 viaturas.

Os dois incêndios estão entre os 47 registados desde a meia-noite e pelas 07h30 eram os únicos activos no país.

Na quinta-feira registou-se um total de 274 ocorrências. Segundo um balanço da Autoridade Nacional de Protecção Civil, mais de 6400 bombeiros estiveram no combate às chamas, entre eles Pedro Rodrigues, de 41 anos, da Corporação de Bombeiros da Covilhã, que morreu quando tentava impedir que as chamas chegassem a habitações na localidade de Coutada.

Pedro Rodrigues foi a segunda vítima mortal entre bombeiros nos fogos deste ano e a 104ª. desde 1980.

Num comunicado divulgado na tarde de ontem, que não revela as circunstâncias em que ocorreu a morte, a Protecção Civil afirma que é com “profundo pesar” que regista a “perda de um companheiro, um bombeiro, um operacional da protecção e socorro”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta nesta sexta-feira que 20 concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu e Vila Real estão sob risco máximo de incêndio.

São eles os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira (Guarda), Mangualde, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Tarouca, Lamego e Tabuaço (Viseu) e Vila Pouca de Aguiar (Vila Real).

Para hoje, o IPMA prevê mais um dia de calor. Em Lisboa espera-se uma máxima de 29 graus Celsius, em Faro 33, no Porto 23, Évora e Castelo Branco 35, em Beja 34, Bragança 32, Viseu e Vila Real 30, no Funchal 28, Santa Cruz das Flores 25 e Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 26.

FONTE: Publico.pt

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.