Dois fogos deflagraram esta manhã nos distritos de Portalegre e Porto

12 incêndios no país mobilizavam, esta manhã, cerca de mil bombeiros no combate às chamas

Dois incêndios deflagraram esta manhã, por volta das 5 horas, nos distritos de Portalegre e Porto, estando mobilizados cerca de 100 operacionais no combate às chamas, informou a Protecção Civil. No total, cerca de mil bombeiros combatiam, esta manhã, os 12 maiores incêndios do país.

De acordo com a informação disponível no portal da Autoridade Nacional de Protecção Civil, um fogo deflagrou às 4.58 horas numa zona de mato de Cadafaz, concelho de Gavião, distrito de Portalegre, encontrando-se no local a combater uma frente ativa 71 homens apoiados por 17 veículos.

Pouco antes, às 4.55 horas, outro incêndio foi registado numa zona de mato da Venda da Giesta, no concelho de Marco de Canaveses, distrito do Porto, apresentando três frentes ativas. No local encontravam-se 41 operacionais apoiados por 11 veículos.

Cerca das 7 horas, cerca de mil bombeiros combatiam os 12 maiores incêndios que afetavam Portugal Continental, designadamente nos distritos de Viseu (três fogos), Guarda (dois fogos), Portalegre, Braga, Bragança, Porto, Leiria, Castelo Branco e Vila Real.

O fogo que envolvia mais meios cerca das 6 horas era o que lavrava na Quinta da Sobreira, concelho e distrito de Viseu, desde as 12:48 de segunda-feira, para o qual estavam mobilizados 203 operacionais apoiados por 54 veículos que combatiam quatro frentes ativas.

Fonte: JN

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.