Dois distritos do continente sob aviso laranja devido à chuva

0
Imagem: TVI

Imagem: TVI

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou o aviso de riscos causados pela chuva e ventos fortes, e também trovoada em dois distritos, passando-o para laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Faro e Beja estão desde as 7 e até às 18 horas sob aviso laranja devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, com possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento embora com baixa probabilidade.

Por seu turno, os distritos de Évora, Setúbal e Portalegre estão desde as 6 horas e até às 18 horas sob aviso amarelo igualmente devido à probabilidade de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas e possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento embora com baixa probabilidade.

O aviso laranja é emitido quando o IPMA considera que a situação meteorológica integra um risco moderado a elevado, enquanto o amarelo identifica risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Já o aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em geral fracos e até meio da tarde, vento fraco, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura mínima.

JN




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.