Uma viatura dos Bombeiros Voluntários de Vinhais despistou-se e capotou, esta quinta-feira, na freguesia de Vilar de Ossos, em Vinhais, num local de difícil acesso. Há duas vítimas mortais e três feridos, um deles grave.
Os cinco elementos da corporação de Vinhais seguiam para uma zona rural onde tinha deflagrado um incêndio quando o despiste ocorreu, seguindo-se o capotamento da viatura. Além de três feridos, que foram transportados para o hospital, um dos quais em estado grave, o acidente causou a morte a dois bombeiros, um homem e uma mulher, cujas mortes já foram lamentadas pelo ministro da Administração Interna.
“Foi com profunda tristeza que tomei conhecimento da morte da Bombeira de 2.ª Neuza Guedes, de 36 anos, e do Bombeiro de 3.ª Carlos Morais, de 22 anos, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Vinhais, vítimas de um acidente de viação durante o trânsito para um teatro de operações de incêndio rural”, pode ler-se em comunicado assinado por Eduardo Cabrita, que, “em nome pessoal e em no

Neuza Guedes – 36 Anos
me do Governo”, endereçou “os mais sentidos pêsames à família, aos amigos, aos Bombeiros Voluntários de Vinhais, à Associação Humanitária de Bombeiros de Vinhais e aos Bombeiros de Portugal”.
Expressando também “votos de plena recuperação aos três bombeiros que ficaram feridos”, o governante relembrou “a forma altruísta, profissional e

Carlos Morais – 22 Anos
sempre abnegada com que milhares de bombeiros integram diariamente este esforço nacional de defesa da floresta contra os incêndios”.
“Às famílias enlutadas, aos bombeiros de Vinhais e demais amigos, apresenta o Presidente da República as suas sentidas condolências”.
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança, ao local do acidente acorreram 14 meios e 29 operacionais dos Bombeiros de Vinhais, INEM, SIV de Mirandela e VMER de Bragança.
O alerta para o acidente foi dado pelas 18 horas, segundo o site da Autoridade Nacional da Proteção Civil.
Fonte: Jornal de Noticias