Dia de aula sobre incêndios em São Bento

0

Especialistas internacionais dão lição sobre prevenção e controlo de fogos a ministros de Costa

Quatro ministros e um secretário de Estado vão participar, esta sexta-feira, num “Workshop” sobre incêndios florestais. A sala de aulas é o gabinete do primeiro-ministro no Palácio de São Bento.

Além de António Costa, entre os “alunos” estão Pedro Siza Vieira, Capoulas Santos, Matos Fernandes e António Cabrita, respetivamente titulares das pastas de Adjunto, Agricultura, Ambiente e Administração Interna, e ainda o secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrelo.

O coordenador do “curso” é Tiago Oliveira, chefe da recentemente criada Unidade de Missão para a Instalação do Sistema Integrado de Fogos Rurais. E os professores são quatro especialistas internacionais: o norte-americano Mark Beighley, antigo dirigente dos Serviços Florestais dos EUA, e três espanhóis responsáveis pela defesa da floresta contra incêndios da região de Madrid, da Galiza e da Andaluzia.

Mark Beighley tem tido várias colaborações com Portugal nesta área. Participou na elaboração do Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndio, em 2004, e num relatório sobre fogos, entregue ao parlamento em 2009. Há oito anos pressagiava o desfecho trágico da continuação das políticas seguidas em torno da defesa do mundo rural face aos incêndios, com uma aposta quase exclusivamente baseada no combate. “O risco catastrófico de uma época de incêndios consumir uma área igual ou superior a 500 mil hectares, deve ser levado muito a sério em Portugal, na próxima década”, disse então. A probabilidade era de 5% e confirmou-se em 2017.

Os especialistas espanhóis vão explicar as semelhanças e diferenças das linhas seguidas nas três províncias autonómicas. No fim do dia, os participantes farão um balanço das lições aprendidas.

Fonte: expresso.sapo.pt

About author

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 17 anos à área de consultadoria em seguros. Em 2013 foi fundador da empresa LICATEL – Soluções em Telecomunicações onde é sócio/gerente.
Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, ultimamente passou pela Direcção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem.
Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro.
Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.