Dez pessoas retiradas de casa devido à aproximação de incêndio em Ponte de Lima

0

Dez pessoas foram retiradas, por precaução, ao início da tarde desta quinta-feira do Lugar de Carreiras, em Vitorino de Piães, Ponte de Lima, devido à aproximação de um incêndio que lavra desde a madrugada naquele concelho e já alastrou ao vizinho de Viana do Castelo.

“Foi uma manobra coordenada com a GNR. As pessoas foram retiradas temporariamente e já estão reposicionadas”, disse Marco Domingues, Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Viana do Castelo. “O incêndio está próximo de aglomerados habitacionais, mas se me perguntar se estão risco, não considero isso”, declarou.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, o incêndio teve início cerca das 0.58 horas em Poiares, Ponte de Lima, e alastrou à freguesia contígua de Carvoeiro, Viana só Castelo.

Nesta altura (15.17 horas) combatem as chamas sete meios aéreos, 136 operacionais em 42 veículos de oito corporações do distrito de Viana do Castelo, e de grupos de reforço de Lisboa e da Força Especial de Bombeiros.

De acordo com declarações ao início da tarde do Comandante dos Bombeiros de Ponte de Lima, Carlos Lima, que coordena as operações no terreno, “a principal preocupação é impedir que o fogo se aproxime das povoações”, estando em risco zonas habitacionais em “Carvoeiro e Vitorino de Piães”.

Carlos Lima descreveu que “as temperaturas já são muito elevadas” e o fogo lavra numa zona “de encosta, com grande declive, e alinhada com a exposição solar”, o que dificulta o combate. O incêndio está ativo há cerca de 14 horas consecutivas.

Fonte: Jornal de Noticias

About author

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt